terça-feira, 8 de agosto de 2017

Papagaiada Psicológica

  “Smartphones diminuem a capacidade cerebral das pessoas, aponta estudo.”

  Pesquisadores das universidades da Califórnia e do Texas, descobriram que os smartphones podem diminuir a capacidade cerebral das pessoas — mesmo quando não são usados.

  O estudo publicado no periódico Journal of the Association for Consumer Research foi feito com mais de 500 jovens e seus resultados mostram que aqueles que estavam mais próximos de seus aparelho telefônicos, mesmo que desligados, estavam mais atentos aos dispositivos e preocupados com isso.

 “Entretanto, o estudo de Ward e seus colegas não foi replicado, o que é um problema, já que há uma grande discussão na atualidade que defende a replicação de todos os estudos psicológicos antes de maiores conclusões”



    A não ser no caso da preocupação natural em não ser roubado ... quem fica mais atento ao “dispositivo Smartphone” !?

  Meu celular “morreu”.
  Hoje (08/08/2017) depois de me despertar apagou e não liga mais.
  O “dispositivo” só serve agora de peso de papel ...

  Celulares, tabletes, TVs, PCs ... nos servem pelo conteúdo que trazem, pelos serviços que nos prestam.

  Você gosta de um livro pelo papel e tinta ou pelo conteúdo?

  Dizer que nossa capacidade cerebral diminui porque prestamos mais atenção ao conteúdo do celular não passa de uma papagaiada de estudos psicológicos pra lá de discutíveis.

  Não uso muito celular, não tenho nem zap-zap, prefiro PC.
  Mas o que eu acesso no PC acessaria no Smartphone se preferisse esse dispositivo.

  Nessas ferramentas modernas a capacidade de nos trazer conteúdo de todo tipo é infinitamente maior que a de livros, jornais, revistas...

  Vamos além, podemos comentar o conteúdo e interagir com dezenas, centenas de pessoas.

  Se temos acesso a mais informações e debatemos nos mais diferentes pontos de vistas como podemos afirmar que com tanto exercício nossa capacidade cerebral diminui!?

  Eu considero uma tremenda falta de educação em uma sala de aula o cidadão ficar no celular ... por mais chata ou “desinteressante” que a aula esteja.


  Se eu estivesse em uma palestra sobre a diminuição da capacidade mental devido ao uso das novas tecnologias de comunicação ... iria querer sair dali e voltar rápido para meu PC...







.

Nenhum comentário: