terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Caso Uber

  

 “Justiça proíbe Prefeitura de SP de impedir trabalho do Uber.”
      [Globo - 02/02/2016]

  Certa vez me interessei em ser taxista.
  Não sabia que a licença era tão cara!
  Na minha pesquisa soube um pouco mais sobre a atividade, fiquei horrorizado.

  Boa parte dos taxistas trabalham feito loucos porque a licença não é deles.
  Os donos da licença são os principais beneficiados.


  

      “Para se tornar um taxista (condutor credenciado) o interessado em exercer a atividade irá precisar de um carro também licenciado.

  Como o número de interessados (condutores), em geral, é superior as licenças disponíveis (Permissões ou Alvarás como também são conhecidas), comumente, estas licenças adquirem um valor de mercado elevado em algumas cidades, podendo chegar a cerca de R$ 300 mil, dependendo do tipo (livre ou privativa) e do ponto de estacionamento, como é o caso das licenças privativas para estacionamento no Aeroporto de Congonhas localizado na cidade de São Paulo.

 

  Para aquelas pessoas que não puderem ou não quiserem gastar com uma licença, ela pode optar em trabalhar com um táxi de frota.

  Táxis de frotas são veículos de empresas de táxis que ficam disponíveis para taxistas em troca do pagamento de um valor diário, semanal ou mensal.

  Em São Paulo, esse valor diário pode variar entre 85 e 115 reais + combustível.

  Outras alternativas disponíveis em algumas cidades brasileiras é alugar um táxi de uma Associação ou Cooperativa, ou mesmo alugar um carro de outro taxista (também chamado de preposto ou auxiliar).”


 [SEBRAE]


 

 

  Ao invés de impedir o Uber (Aplicativos semelhantes) nossas autoridades deveriam estar empenhadas em uma regulamentação mais eficiente.



  Ser taxista é tão "burocrático" que deve ter verdadeiras máfias nesse setor.

  Não deixemos que tanta ineficiência continue.

  Nos donos de licença eu entendo a raiva do UBER, nos demais taxistas é que não entendo.


  



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