sábado, 19 de setembro de 2020

Oratória

  


 "Hitler Filiou-se ao pequeno Partido dos Trabalhadores da Alemanha (que logo mudou de nome para Partido dos Trabalhadores Nacional-Socialistas Alemães) e chegou rapidamente ao posto de porta-voz.

   Em pouco mais de um ano, em 1920, o número de membros do Partido Nazista (abreviação de “nacional-socialista”) passou de cerca de 60 para mais de 2 mil pessoas graças ao impacto de seus discursos.

  Kurt Lüdecke, um de seus primeiros admiradores, descreveu em um relato que era como se ele tivesse perdido sua capacidade crítica e estivesse “preso em um feitiço hipnótico”, uma experiência que ele comparava a uma conversão religiosa.

  “Hitler construiu para si a imagem de ser o escolhido, no sentido bíblico da palavra. 
  A insistência dele em um poder e um mistério quase do outro mundo tinha um grande apelo, o que lhe deu a sensação de ser de fato o salvador”, afirma o historiador Fritz Stern, da Universidade de Colúmbia, Estados Unidos. 
  Em seus discursos, não era apenas a sua vontade que o levava a querer reconstruir a Alemanha – seus feitos e sua missão seriam obra da providência divina.
 ➽ Superinteressante


   Interessante esse poder que certos indivíduos tem sobre as pessoas é um grande mistério para mim.
  Me interessei em ver os discursos de Hitler, mas as poucas gravações são ruins e não entendo nada de alemão.
  Ler o que ele escreveu não é a mesma coisa, conheço o poder de uma boa oratória.
  No entanto devo ser "imune" a certos processos mentais.
  Já ouvi grandes oradores, admiro essa arte, mas daí a "idolatrar" o palestrante vai uma distancia enorme, nunca nem cheguei perto...
 

Força que Desconheço

  




_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário