quarta-feira, 8 de março de 2023

Construir Conhecimento

 





  

   


 “Continua passando vergonha ao dar opiniões sobre assuntos que não domina!

    Dar aula não é apenas dar conteúdo, mas fazer que o aluno aprenda e construa o conhecimento.”

      (Comentarista)

 

 


 Para construir conhecimento precisamos observar, investigar, fazer experiências.

  Alguém observou que as nuvens no céu possivelmente eram aquelas “fumacinhas” que emanavam das aguas, observáveis principalmente em dias quentes.

  Em cima dessa hipótese, fomos fazendo experimentos e observações até decifrarmos todo o ciclo de estados da água.

  Construiu-se um conhecimento.


  É mais eficiente passar esse conteúdo para a próxima geração e isso servir de escada para outros conhecimentos.

  Incentivar a criança a descobrir por si só o ciclo da água, para construir seu próprio conhecimento ... nem sei como defendem uma coisa dessas.

 

  Por isso nossos resultados escolares são tão decepcionantes.

  As mentes que “constroem conhecimento” não são muito comuns.

  Eu por exemplo sei usar um celular, construir um celular ... não.

  Já estudei eletrônica, não é algo que eu tenha o dom.

 

  A proposta é ministrar conteúdos, cada um vai encontrando seu dom.

  Acreditar que qualquer um pode alcançar excelência em tudo através de uma escolarização mágica criadora de gênios, é o grande problema ideológico educacional do Brasil (e tantos outros povos)

 

  ➽ Jean Piaget

 


 

 


 

     

   😒“Construir conhecimento é ajudar o aluno a buscar o conhecimento através do uso raciocínio lógico, por meio de pesquisas, trabalhos em grupo, dissertações, resenhas etc.

  Não é apenas o exercício de decorar informações, datas e fórmulas.

  É também compreender como as coisas funcionam.

  E o desafio do professor é que cada aluno apresenta diferentes capacidades de assimilar as coisas.

  Quem nunca teve dificuldade de entender determinado assunto?

  Eu por exemplo era bom em ciências mas tinha dificuldade em matemática e língua portuguesa.

  Por isso que o professor tem que elaborar um plano de aula para cada classe onde leciona.

  Tem turmas que são mais disciplinadas do que outras.    

   Tem alunos rebeldes, alunos com defit de atenção, alunos que assimilam rápido o conteúdo etc. Educação não é uma ciência exata!

  Educar envolve paciência e perseverança.

  Não é só chegar na sala de aula e por matéria no quadro e mandar os alunos copiar!

  Muitos professores faziam isso e sinceramente eram aulas super chatas e enfadonhas!”

  (Comentarista)

 

 

  Você faz parte do senso comum onde “aula coletiva” deve ter as mesmas características de “aula particular”.

  Uma “utopia” que dispensa comentários, mas vamos lá...

  Hoje estou de folga.

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  A escolarização publica deve criar uma metodologia que atenda a média da população.

  Vamos dizer que 80%.

  Uma escolarização eficiente para 80% das crianças é algo muito bom.

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  E os 10% “menos inteligentes”?

  Se não conseguem acompanhar a média, precisarão de aulas de reforço em separado, sacrificar parte das férias letivas.

  (Se os pais tiverem condições vale até “aula particular”)

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  E os 10% acima da média?

 Os mais diversos países têm programas especiais para eles, salas ou escolas separadas dos demais.

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  E os indisciplinados de qualquer grupo?

  Se a família informada do fato não dá jeito, podemos cogitar até a expulsão, os pais que procurem uma escola que aceite o filho deles.

  Se for caso de tratamento psiquiátrico que seja encaminhado.

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  Esse professor que consegue atender coletivamente as necessidade de CADA ALUNO em uma sala com 40 e dá aula em 5 salas ... é um “super-humano” que não existe.

 


  Nota: Se o professor consegue pelo seu jeito de ser tornar a aula mais “atraente” não tenho nada contra, muito pelo contrário.

  Mas escola não tem que ser divertida, tem que ser eficiente.

   A criança deve ter o tempo dela para brincadeiras, estudo é coisa séria.

   Foi o que sempre passei para minhas filhas.

   Foi como olhava para meus anos de escola.


  


 

  Mas se nossa metodologia (escolar) está no caminho certo.

  Nossos resultados deveriam ser espetaculares.

  Desde 1960 estamos com essa ladainha, quando bons resultados vão chegar!?


  A metodologia alemã é muito criticada, mas ela dá resultados.

  A nossa é super “auto elogiada”, se desse resultados eu ficaria calado, teria prazer em aplaudir.

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