A história citada é mito, não tem fato comprovado.
Theophilus Van Kannel foi um inventor americano que recebeu a patente, em 7 de agosto de 1888, por um tipo de porta giratória (chamada em inglês de “storm-door structure”), que se tornou o que hoje conhecemos como porta giratória.
(Wikipedia)
Não há registros confiáveis de que ele inventou a porta giratória porque estava “cansado de segurar portas para mulheres” ou por rejeitar a etiqueta social.
Essa versão costuma aparecer em textos humorísticos ou lendas urbanas recentes, mas pesquisa histórica e checagens de fatos mostram que não há evidências de que esse fosse o motivo real.
Van Kannel estava interessado em resolver problemas práticos com portas convencionais, como correntes de ar, entrada de vento, ruído e sujeira, além de permitir que as pessoas entrassem e saíssem simultaneamente sem bater a porta.
Em prédios altos, a diferença de pressão de ar dificultava a abertura de portas pesadas.
Enfim:
Ele de fato inventou a porta giratória e patenteou o dispositivo em 1888.
A história de que fez isso para evitar a etiqueta de segurar portas para mulheres é lenda urbana sem base em documentos da época ou na biografia do próprio Van Kannel.
Na parte "humorística" tem sua graça.
Ligar a invenção da porta giratória a "misoginia" é só a narrativa de grupos que gostam de estimular "conflitos sociais" ... isso é uma desgraça ...😢
✧✧✧
.


Nenhum comentário:
Postar um comentário